Pato Fu lança segundo disco focado também no público infantil

Após lançar moda com primeiro disco, a banda lança "Música de Brinquedo 2" com fãs mirins e músicas gravadas com instrumentos para os pequenos

Publicado em 18/09/2017 às 08h32

Atualizado em 19/09/2017 às 13h31

Mariana Perim

mvteixeira@redegazeta.com.br

Pato Fu lança "Música de Brinquedo 2"
Foto: Dudi Polonis/Divulgação
No ad for you

Sempre com histórias mais estruturadas, enredo e figurino bem executado, os videoclipes do Pato Fu garantiram, ao longo do tempo, que a banda mineira chegasse de forma até natural ao público infantil, mais atento às cores e a outros elementos do audiovisual. O olhar dedicado também aos pequenos resultou no lançamento do disco “Música de Brinquedo”, que agora ganha uma segunda edição.

 

O projeto, segundo Fernanda Takai, é dedicado também às crianças. A vocalista gosta de lembrar que o álbum não é exclusivo para as crianças, mas sim um trabalho com público-alvo mais amplo.

 

“Costumamos dizer que é para chamar a atenção do público infantil também. Nosso pensamento é o de trabalhar com música pop para adultos e torná-la acessível a todas as idades”, destaca Fernanda, em entrevista por telefone ao C2 .

 

A “música pop para adultos” a que Fernanda se refere vai de “Livin’ la Vida Loca”, de Ricky Martin, a “Palco”, de Gilberto Gil.

A escolha do repertório cumpre alguns requisitos. Geralmente são músicas muito famosas, cujos arranjos iniciais podem ser facilmente reconhecidos. “Fazemos uma lista e vamos vendo quais atendem a esses critérios. Também priorizo algumas que eu goste muito de cantar, já que sou a primeira voz”, detalha Takai.

 

Do primeiro “Música de Brinquedo” para este, muitas foram as mudanças. A começar pelos “parceiros” do grupo. Os três intérpretes mirins que dividem os vocais com Fernanda no projeto anterior cresceram bem e entraram na adolescência. Diante disso, foi preciso ir atrás de novos mini-cantores.

“Os anteriores estão fazendo 14 anos e a voz mudou. Por outro lado, nasceram novos fãs nossos (risos). Acabamos cantando agora com filhos dos nossos fãs antigos, crianças com idade entre 5 e 7 anos, que já ouviram o ‘Música de Brinquedo’ e toparam cantar com a gente no segundo”.

habilidades

A Fernanda, juntam-se o guitarrista John Ulhoa, o baixista Ricardo Koctus, o tecladista Richard Neves e o baterista Glauco Mendes. O desafio foi produzir um disco com instrumentos de brinquedo, descobrindo novas habilidades.

“Só sabemos tocar os instrumentos normais. Tivemos que estudar as escalas pequenininhas, dominar cada brinquedinho. Teve música que precisou de três teclados, porque não havia um de brinquedo com todas as notas”, conta Fernanda. Até mesmo o som de um gatinho que abre a primeira faixa, foi feito com um dos teclados de brinquedo.

 

Mas será que levar crianças para o ambiente do estúdio não é uma tarefa inglória? A vocalista diz que é fácil driblar os pequenos. Basta recorrer ao termo “brincar” e pronto: problema resolvido.

“Se falamos em ‘gravar’, eles travam. Mas se falamos brincar de gravar, brincar de cantar, eles vão sem problemas. E ficam super orgulhosos, dizem que não sabiam que podiam cantar desse jeito”, diverte-se a cantora.

 

Desta vez, depois da experiência de já ter lidado com os pequenos em 2010, tudo ficou mais fácil. Fernanda não consegue negar também as mudanças de comportamento das crianças com o passar dos anos.

“Agora eles têm acesso a bem mais conteúdo. Dominam mais as tecnologias e são expostos a um mundo cada vez mais aberto. Nosso papel, como pais e artistas, é usar essa música como fio condutor. Usamos as canções para abordar assuntos que às vezes parecem chatos”, conclui Fernanda.

 

A turnê do disco começa no início do próximo mês, com oito shows previstos para São Paulo. Em seguida, o grupo deve cair na estrada Brasil afora.

Música de Brinquedo 2

Pato Fu.  Deck Disc, 11 faixas. Quanto: R$ 29,90. Também disponível nas principais plataformas de streaming.

Compartilhe