Beatriz Marcarini

Titular da Coluna Dona Encrenca

beatriz.marcarini@redegazeta.com.br

Falta tudo, menos promessas de melhorias, em bairro de São Mateus

Confira a coluna Dona Encrenca deste sábado, 25 de março


Ruas sem rede de esgoto, pavimentação e abrigos nos pontos de ônibus são alguns dos problemas no bairro Liberdade
Foto: Reprodução / TV Gazeta
No ad for you

No bairro de Liberdade, em São Mateus, no Norte do Estado, falta quase tudo! Falta rede de esgoto, pavimentação, pontos de ônibus e a lista não para por ai. O que não falta por lá são problemas e a vontade dos moradores de ver o bairro com boa infraestrutura.

Esses problemas não são de hoje, afinal, o bairro existe há mais de 20 anos. Os ônibus até circulam pelo bairro, mas os pontos não têm abrigo. Por isso, os moradores esperam o ônibus ou desembarcam dos coletivos expostos ao tempo.

Buracos nas ruas de terra também não faltam. E, quando chove, sair de casa é um desafio. Já quando o tempo está bom, é a poeira que incomodada e atrapalha a vida de quem mora no bairro Liberdade.

A informação que os moradores têm é que, apesar de o bairro existir há tanto tempo, ele só foi legalizado em abril de 2015. Mas, mesmo assim, nem todos os moradores sabem o nome do rua onde moram e a maioria das casas não têm número. Por não ter um endereço definido, os moradores também encontram problemas na hora de mandar e receber correspondências.

Em parceria com o pessoal da TV Gazeta Norte, procuramos a Prefeitura de São Mateus.

A administração reforçou a informação de que o bairro foi legalizado há quase dois anos. Então, segundo a prefeitura, por ser um bairro novo, eles ainda estão levantando quais são os problemas prioritários e buscando recursos para melhorar a infraestrutura do bairro. Em relação ao CEP, para que as pessoas possam receber as correspondências, a prefeitura disse só que já está tomando providências para resolver essa situação.

A prefeitura, contudo, não deu um prazo para quando a melhorias vão começar. Mesmo assim, nós vamos continuar acompanhando.

Encrencas

Vagas que atrapalham

Moradora reclama de problemas na Rua Pedro Busatto, em Jardim Camburi, Vitória
Foto: Reprodução / Google Maps

“Quando a Prefeitura de Vitória fez as remarcações das ruas, em Jardim Camburi, deixamos bem claro que, em frente nosso prédio, na Rua Pedro Busatto, não poderia ter estacionamento de carro porque é o local onde os caminhões viram para entrar no supermercado para descarregar. Tem caminhões com carrocerias enormes que ficam minutos tentando virar e, por muito custo, conseguem com ajuda de um manobrista. Um dia desses, havia um carro estacionado e de forma nenhuma ele conseguiu manobrar. O motorista do carro não estava, mas ele não é obrigado a tirar o carro porque tem a faixa de estacionamento. Além disso, tem várias estacas na nossa calçada, que já está danificada e com um pilar torto. Não podemos deixar acontecer o pior para alertar os responsáveis que, com carro estacionado, caminhões de grande porte não fazem a curva. Sem falar sobre as filas de carro que ficam buzinando pedindo passagens e o morador que trabalha à noite não consegue descansar. Não esperem acontecer o pior para tomarem providências.”

Nilda Machado Quintal, Vitória

- Nilda, para responder a sua reclamação, a Prefeitura de Vitória acionou duas secretarias. A pasta responsável pelo Desenvolvimento da Cidade prometeu enviar fiscais para verificar a situação da calçada e tomar as providências necessárias. Já a Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória vai encaminhar um técnico ao local para verificar se o estacionamento realmente está atrapalhando o raio de giro dos caminhões. Já a nossa equipe ficará de olho em tudo isso e contamos com a sua colaboração.

Vazamento na rua

“Tem um vazamento de esgoto na Chácara de Conde, em Argolas, em Vila Velha. O vazamento acontece há mais de meses. A prefeitura diz que vai mandar equipes e que o pedido está protocolado, mas ninguém vem ver o que está acontecendo. O vazamento está na Travessa João Bispo, próximo ao número 304. É uma caixa de esgoto. Dizem que foi uma manilha que trincou, mas não sabemos exatamente o que aconteceu."

Denivaldo, Vila Velha

- Denivaldo, mandamos a reclamação para a Cesan e para a Prefeitura de Vila Velha. A companhia de água respondeu que não há rede de esgoto da companhia no local, ou seja, a responsabilidade pelo reparo não é dela. A prefeitura também foi procurada mas ainda não respondeu o nosso contato, mas vamos continuar cobrando.