Com 30 anos de carreira, Daniel achou que era hora para dar uma "modernizada" em sua sonoridade

Publicado em 27/09/2016 às 13h24

Atualizado em 28/09/2016 às 16h47

Após cinco anos sem gravar músicas inéditas, o cantor Daniel colocou em pausa as regravações e lança agora um novo álbum, homônimo. "Depois do último álbum (‘Daniel in Concert’), chegou a hora de botarmos um ponto final na comemoração dos 30 anos. Esse novo trabalho é uma forma de renovar”, explica o sertanejo em entrevista ao C2.

Para virar a página e iniciar um novo ciclo, Daniel teve um grande desafio: atualizar a sua música e, ao mesmo tempo, não perder a essência que o acompanha desde o começo da carreira. Essa preocupação motivou o convite feito ao produtor musical Dudu Borges para assumir a produção do projeto, que foi gravado com a participação da banda também no estúdio.

“Nós tínhamos certeza que o Dudu assumiria esse compromisso com grande responsabilidade. Ele já era meu fã e eu já era fã dele. A gente quis trazer para o álbum tudo o que está acontecendo no mundo sertanejo. Coisas modernas, mas mantendo a essência, a estrutura e tudo o que eu plantei ao longo da carreira.”

Foto: Divulgação
Diferente da maioria dos artistas do sertanejo universitário, o cantor ainda faz do amor romântico o centro das letras do álbum novo

Entre as 10 faixas do disco, a que mais retrata essa mistura entre o novo e o velho é a canção “Discurso Ensaiado”, composição de Breno Cesar, Caio Cesar, Max Wick e do cantor Luan Santana. A pegada jovem de Luan se junta ao modão sertanejo de Daniel e traz na letra versos de um dos clássicos do cantor, a música “Adoro Amar Você”.

“Essa foi uma ideia brilhante do Luan com outros parceiros. Ele apresentou a letra para o Dudu porque ele queria gravá-la. O Dudu me mostrou e eu falei que seria um presente se eu pudesse gravar. Ele concordou e me deu a honra de fazer a segunda voz comigo.”

Longevidade

Em um mercado competitivo, no qual novos artistas surgem o tempo todo e a fama é efêmera, Daniel mantém a sua carreira consolidada há mais de três décadas e ainda é uma grande referência para a música sertaneja do país.

Ele acredita que o seu sucesso atemporal é resultado de tudo que plantou ao longo dos anos. “Não existe uma receita. Isso é dedicação. A forma de conduzir as coisas, o amor pelo que você faz e a responsabilidade. É saber o que a carreira significa e ter prazer em poder fazer o que gosta. É trazer sempre algo de útil para as pessoas. E, principalmente, é a empatia do público com a gente”.

Grande parte dessa identificação acontece pelas letras de Daniel. Diferente da maioria dos artistas do sertanejo universitário, o cantor ainda faz do amor romântico o centro das letras do álbum novo. “É bom falar de amor, não cai de moda. Nós, artistas, somos instrumentos de Deus e temos como missão trazer esse amor para as pessoas. É evidente que o meu trabalho sempre foi caracterizado como sertanejo, mas não deixo de ser um cantor popular, que tem o amor nas suas letras e que fala de relacionamentos.”

Daniel - Daniel

Universal, 10 faixas. R$ 19,90

Compartilhe

Mais no Gazeta Online