Tom e Jerry completam 75 anos encantando gerações

Desenho animado criado em 1940 marcou a infância de muitos telespectadores

Publicado em 19/02/2015 às 14h20

Atualizado em 20/02/2015 às 13h02

“Tom e Jerry” é, sem dúvidas, um desenho animado que encantou várias gerações de telespectadores. A série marcou a infância de muitas pessoas e dividiu opiniões ao mostrar brigas homéricas entre o gato e o rato mais famosos da TV. Difícil era escolher pra quem torcer, se para Tom se dar bem ou para Jerry sair na frente da disputa recheada de planos, armadilhas e confusões. Havia torcida também para que a dupla se entendesse e terminasse amiga, o que de fato aconteceu em alguns episódios.

 

Tom e Jerry



Com uma rixa eterna, os incansáveis Tom e Jerry completam, neste mês, 75 anos de existência que se resumem à seguinte sequência: Jerry apronta e Tom revida, mas, na maioria das vezes, é o gato cinza quem se dá mal no final, após tentativas frustradas de capturar o ratinho marrom. Acrescente a essas perseguições caos, destruição e, raramente, alguns momentos de paz.



Criada por William Hanna e Joseph Barbera em 1940, a série animada surgiu como um curta para o cinema chamado “Puss Gets the Boot”, no qual Tom se chamava Jasper e Jerry se chamava Jinx. Depois do sucesso dessa primeira aparição nas telonas, a dupla foi batizada finalmente de Tom e Jerry.



Gosto de Infância



Fã do desenho animado quando criança, o professor de inglês João Henrique Valdetaro, de 33 anos, gostava tanto de “Tom e Jerry” que costumava parar o que estava fazendo para assistir ao desenho. “Há desenhos que fazem parte da infância daqueles que nasceram nos anos 1980. ‘Tom e Jerry’ é um deles”, comenta.



Para João, não há dúvidas de que a animação marcou várias gerações. “Na época havia outros desenhos muito bons, mas ‘Tom e Jerry’ sempre teve seu espaço. Se não marcou pela qualidade musical, marcou pelos gritos do Tom, pela esperteza do Jerry ou simplesmente pela curiosidade em saber qual seria o plano da vez elaborado pelo Tom”, declara.



O assistente administrativo Junior Faccini, 26, também tem ótimas lembranças relacionadas ao desenho. “Minha mãe morava com meus avós, e todo final de semana eu ia para a casa dela”, relata. “Minha avó tinha certa dificuldade de locomoção devido a um derrame e, com isso, eu passava boa parte do tempo assistindo à TV com ela. Morríamos de rir com as perseguições e os planos frustrados do Tom”, completa.



Já o auxiliar de gerência de petshop Glauco Damasceno, 28, gostava principalmente da dinâmica do desenho. “Todos os episódios tinham uma história bacana, engraçada e que nunca fica velha”, afirma. “Até hoje, se eu parar pra assistir, vou rir como se nunca tivesse visto, mesmo já tendo assistido aos mesmos episódios várias vezes.”

 

Curiosidades

 

Polêmica
Em 2013, o desenho foi retirado da grade do Cartoon Network. A justificativa foi o fato da série ser considerada “politicamente incorreta”, por ter “conteúdo violento” relacionado às cenas de surra entre gato e rato. Na época, fãs protestaram na internet.

Censura
Ainda em 2013, os fãs protestaram por outro motivo. Uma coletânea em blu-ray anunciada pela Warner cortou alguns episódios por terem conteúdo considerado racista.

Séries animadas
Além de curtas e filmes produzidos para o cinema e para a TV, foram produzidas seis séries animadas para a televisão com os personagens: “The Tom and Jerry Show” (1975–1977); “The Tom and Jerry Comedy Show” (1980–1982); “The Tom and Jerry Hour” (1981–presente); “Tom and Jerry Kids Show” (1990–1995); “Tom and Jerry Tales” (2006–2008) e “The Tom and Jerry Show” (2014).

Eras
A animação ainda foi dividida nas seguintes eras: Era Hanna-Barbera (1940-1958), dos criadores do desenho; Era Gene Deitch (1960-1962), quando os curtas mudaram de produtora; Era Chuck Jones (1963-1967), na qual os personagens sofreram mudanças na aparência e na personalidade; Segunda Era Hanna-Barbera (1975–1977), quando Tom e Jerry dão um tempo nas brigas e se unem; Era Filmation (1980-1982); e Terceira Era Hanna-Barbera (1990-1994), em que Tom usa um boné vermelho e Jerry uma gravata vermelha.

Nomes e sobrenome
O nome de Tom, na verdade, é Thomas Cat, e o de Jerry, Jerry Mouse. Em 1940, quando a dupla foi criada, Tom se chamava Jasper, enquanto Jerry se chamava Jinx.

 

Assista

O Show de Tom & Jerry: todos os dias, às 10h, no Boomerang
Tom e Jerry (clássico): todos os dias, às 10h15, no Boomerang

Compartilhe

Mais no Gazeta Online