Rainha Elizabeth e príncipe Philip celebram 70 anos de casados

Durante sete décadas, duque demonstrou apoio inabalável à monarca sem ofuscá-la

Publicado em 20/11/2017 às 10h37

Atualizado em 20/11/2017 às 13h49

Bodas de vinho: Rainha Elizabeth e príncipe Philip celebram 70 anos de casados
Foto:Reprodução/Instagram
Bodas de vinho: Rainha Elizabeth e príncipe Philip celebram 70 anos de casados

A rainha Elizabeth II, de 91 anos, e o príncipe Felipe de Edimburgo, de 96 anos, comemoram nesta segunda-feira (20) seu 70º aniversário de casamento. Embora três de seus filhos sejam divorciados, o casal segue exemplo de união forte cujo matrimônio é pedra angular na vida pública britânica. Os sinos da Abadia de Westminster, onde se casaram, tocaram às 13h (no horário local) para recordar o dia, embora a data não conte com nenhum ato público. Uma nova foto oficial do casal foi divulgada neste fim de semana, que passará o dia com outros membros da família real. Veja a foto, publicada no Instagram da família real: 

 

 

 

To mark the 70th Wedding Anniversary of Her Majesty The Queen and The Duke of Edinburgh, new photographic portraits have been released worldwide.  The Queen and His Royal Highness will celebrate their Wedding Anniverary on 20th November 2017. The portraits, by British photographer Matt Holyoak of Camera Press, were taken in the White Drawing Room at Windsor Castle in early November.  In this first release, The Queen and His Royal Highness are framed by Thomas Gainsborough's 1781 portraits of George III and Queen Charlotte, who were married for 57 years. The marriage of the then Princess Elizabeth to Lieutenant Philip Mountbatten took place at Westminster Abbey on 20th November 1947. Find out about The Queen and The Duke of Edinburgh's wedding day by following the link in bio. #weddinganniversary

Uma publicação compartilhada por The Royal Family (@theroyalfamily) em

O casal é o primeiro da família real britânica a comemorar as bodas de vinho. Após 70 anos, o clã cresceu bastante e inclui o casal, seus quatro filhos, oito netos e cinco bisnetos. O sexto chegará em abril, data estimada do nascimento do terceiro herdeiro do príncipe William com Kate. A rainha começa a delegar atos oficiais para seu filho e herdeiro do trono Charles, de 69 anos, enquanto aos 96, o príncipe Philip decidiu este ano se aposentar dos compromissos reais.

Conhecido por sua franqueza, o príncipe Philip de Edimburgo foi o apoio inabalável da rainha nas últimas sete décadas. Durante todos esses anos, ele sempre ficou dois passos atrás da rainha, sem nunca ofuscá-la, mas com enorme compromisso com a Coroa Britânica e disciplina. Se ela ostenta o recorde de longevidade no trono, ele é o príncipe consorte que serviu por mais tempo.

AMOR À PRIMEIRA VISTA

Foi uma história de amor à primeira vista. Membro da família real que teve que fugir da Grécia, o cadete loiro da Marinha de 18 anos dislumbrou Elizabeth, que tinha apenas 13 anos. Oito anos depois, a princesa Elizabeth da Inglaterra, de 21 anos, casou com o tenente Philip Mountbatten, de 26, na abadia de Westminster em 1947, provocando alegria e festas num país que se recuperava da Segunda Guerra Mundial. O então líder do Partido Conservador do país, Winston Churchill, disse que a boda foi "um flash de cores numa estrada difícil".

Leia também

Tataraneto da rainha Vitória como a própria Elizabeth, e de ascendência alemã, o duque nasceu em 10 de junho de 1921 na ilha grega de Corfu, como príncipe da Grécia e da Dinamarca, quinto filho e único homem da princesa Alice de Battenberg e do príncipe Andrew da Grécia. Philip renunciou seus títulos e a fé cristã ortodoxa para poder se casar com a então princesa da Inglaterra. Antes do casamento, a mãe de Elizabeth perguntou ao seu futuro genro se ele amaria sua filha. "Amar Lilibeth? Eu me pergunto se a palavra expressa suficientemente o que sinto", respondeu, confessando que estava totalmente apaixonado.

O casal se mudou para Malta após a lua de mel no castelo de Balmoral, residência da família real na Escócia. Entretanto, a morte inesperada do rei George VI em 1952 pôs fim à vida livre dos dois na ilha mediterrânea, onde Philip trabalhava, levando Elizabeth ao trono. O príncipe, então, teve que renunciar sua carreira militar e dedicar-se exclusivamente a ser o marido da rainha.

A rainha surpreendeu seu marido em seu aniversário de 90 anos em 2011 ao nomeá-lo o chefe supremo da Marinha Real, título que era dela. O presente foi uma demonstração de gratidão ao apoio inquebrantável de Philip. O duque de Edimburgo, a quem a rainha se refere como sua fortaleza e base todos estes anos, uma vez declarou: "Meu primeiro trabalho, segundo e último é nunca decepcionar a rainha."

Compartilhe

Mais no Gazeta Online